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domingo, 25 de novembro de 2012

Plano de Aula - Magnetismo


Plano de Aula

Título: Magnetismo
Objetivo: Entender como funciona o magnetismo
Objetivos específicos:   De onde veio o magnetismo
Tipos de imãs, pólos e inseparabilidade;
Como funcionam os imãs, bússolas e eletroímã;
Como construir uma bússola caseira;
Como construir um eletroímã;
Conhecer o experimento de Orsted.


Desenvolvimento

O que é Magnetismo?
Ramo da física que estuda fenômenos que caracterizam as propriedades dos imãs naturais.
O que são imãs?
Sustâncias que apresenta propriedades de se atraírem entre si ou a outros corpos.
Podem ser:
Permanentes - quando conservam suas propriedades magnéticas indefinidamente.
Eletromagnéticos - quando o magnetismo depende da ação de uma corrente elétrica.
Acredita-se que as primeiras observações sobre magnetismo foram feitas pelos gregos antigos, há aproximadamente 2 milênios, em uma cidade da Ásia, denominada Magnésia.O termo magnetismo foi usado para estudar as propriedades destes imãs, em virtude do nome da cidade onde foram descobertos.
Magnésia em grego Μαγνησία (Magnissía) é uma unidade regional da Grécia, localizada na região da Tessália. Sua capital é a cidade de Vólos.


Foi verificado que existia na região certo tipo de pedra que era capaz de atrair pedaços de ferro. Sabe-se atualmente que estas pedras, imãs naturais, são constituídas por certo óxido de ferro (Fe3O4). Em uma obra de Tales de Mileto já se encontra referencia sobre a magnetita. O uso das propriedades magnéticas se intensificou entre os anos 1000 e 1200, pelo emprego cada vez maior da agulha magnética, iniciado pelos chineses e introduzido na Europa por navegadores Árabes, os
melhores da sua época. Atribuía-se as propriedades magnéticas da agulha poderes sobrenaturais, recebidos do céu.
Verificou-se que os pedaços de ferro eram atraídos com maior intensidade por certas partes do imã, as quais foram denominadas POLOS DO ÍMÃ
Suspendendo um imã em forma de barra, de modo que possa girar livremente em torno do seu centro, ele se orienta sempre ao longo da mesma direção, que coincide com Norte-Sul da Terra.  Então foram denominados os pólos norte e sul dos imãs, sendo:
Polo Norte – extremidade que, quando o ímã pode girar livremente, aponta para o norte geográfico da Terra.
Polo Sul – extremidade que aponta para o Sul geográfico da Terra.


Tem que saber:


Pólos Magnéticos iguais se repelem

Pólos Magnéticos diferentes se atraem


INSEPARABILIDADE
Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um imã com polo magnético isolado. Todo imã apresente pelo menos 2 polos.
Se cortarmos um imã em 2 pedaços em cada pedaço surgira um polo norte e um polo sul.


LINHAS DE CAMPO

Vamos representar o campo magnético com linhas, denominadas linhas de indução.
Representação: B.
O vetor B deve estar tangente as linhas. Onde o campo é mais intenso as linhas são desenhadas mais próximas.
Em um imã de barra as linhas de indução são orientadas do polo norte para o polo sul.


EXPERIMENTO DE ORSTED


Pelo experimento de Orsted descobriu-se que ...Uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos.

Rescursos:
Vídeo: Episódio 78 - Eletromagnetismo (O Mundo de Beakman)
Vídeo: Experiência de Orsted.
Experiência: construir um eletroimã e demonstrar na sala o uso.

Exercício:
Responder questões do livro base.

Em casa:
Fazer um eletroímã e trazer na próxima aula.

Avaliação:
Verificar através dos exercícios em aula e do eletroímã feito em casa o conteúdo aprendido.

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